O mercado da construção civil é sempre muito cobrado para que tenha processos
otimizados e a máxima produtividade possível em todas as atividades. A viabilidade de uma obra passa por esses critérios, que devem ser gerenciados de perto pelos construtores.
Uma excelente maneira de conseguir responder aos critérios destacados se dá pela utilização de equipamentos. O uso correto de ferramentas e equipamentos permite que o projeto seja executado com um nível de qualidade ideal, sendo mais preciso e mais ágil que métodos convencionais.
Mas, você sabe quais são os equipamentos de obras mais utilizados? Como é o funcionamento deles? Qual a importância de cada um? Continue a leitura deste artigo e veja 5 equipamentos comuns em obras e como utilizá-los corretamente!
1. Andaime
Os
andaimes são equipamentos facilmente encontrados nas principais obras da construção civil. Eles são utilizados para que um profissional possa acessar determinado lugar. O principal objetivo do uso de um andaime é conseguir realizar reparos, reformas, pinturas e outros trabalhos em altura.
É comum alugar esse tipo de equipamento com painéis a partir de um metro de altura. Os painéis metálicos são de fácil montagem e desmontagem, além de serem extremamente resistentes. É interessante contar com guarda-corpo e piso metálico, aumentando a
segurança do trabalhador.
[cta id='4505']
2. Betoneira
Uma maneira de
aumentar a produtividade em sua obra é utilizando uma betoneira. Também conhecido como misturador de concreto, esse tipo de equipamento é utilizado para realizar a
mistura de materiais, em que devem ser adicionados todos os agregados que compõem o concreto.
A critério do engenheiro civil, é possível incluir alguns aditivos na mistura, fornecendo características específicas para o concreto. Pode-se utilizar um retardador de pega, sílica para aumentar a resistência e a durabilidade, e outros materiais. É interessante lembrar de que existem betoneiras de diversos tamanhos, sendo as mais comuns de 150 litros, 250 litros e 400 litros.
3. Compactador
Os compactadores são um dos tipos de equipamentos de obras que não poderiam faltar nesta lista. Eles são utilizados, como o próprio nome sugere, para compactar, ou seja, diminuir as dimensões de algo. Na construção civil, eles são empregados para realizar o processo de adensamento do solo.
Existem dois tipos de compactadores mais comuns: de solo e de placa vibratória. O compactador de solo é utilizado para compactar solos granulares e mistos, com alto teor de argila. Já a placa vibratória é utilizada para realizar a
compactação de solos granulares soltos, como areia, britas e pedras de pavimentação.
É válido ressaltar que, para cada tipo de solo, existe um compactador específico. Ou seja, é necessário atentar para essa característica, buscando utilizar o equipamento ideal em sua obra.
4. Martelete rompedor
O martelete rompedor é um equipamento que visa facilitar a vida do profissional, quando o serviço executado envolve a retirada de reboco e revestimento em paredes, a perfuração de cerâmicas e concretos, e a demolição de pisos, pilares e vigas em obras. Esse equipamento também pode ser utilizado para abrir canaletas de passagem de tubulação e na perfuração do concreto asfáltico.
As principais vantagens do uso de um martelete rompedor são a
segurança, a agilidade e a praticidade que esse equipamento proporciona. Além disso, deve-se lembrar que ele só deve ser utilizado para os fins que foi projetado, evitando maiores problemas.
5. Vibrador de concreto
O vibrador de concreto é um equipamento utilizado para propiciar o correto adensamento do concreto. Sua principal função é evitar que ocorram bolhas de ar no interior dos moldes, eliminando os espaços vazios por meio da vibração da peça em questão.
A utilização de um vibrador é fundamental para garantir a resistência, a impermeabilização e a durabilidade do concreto. Em obras cuja betoneira é constantemente utilizada, os vibradores de concreto são imprescindíveis.
Alguns equipamentos de obra possuem resultados excepcionais quando analisadas a qualidade, eficiência e produtividade. Sendo assim, não deixe de utilizá-los em seus projetos.
Porém, é importantíssimo contar com
fornecedores renomados, que consigam fornecer os principais equipamentos de obras para os seus projetos, permitindo que você tenha o equipamento certo na hora certa, em perfeito funcionamento e com bom atendimento. Pense nisso!
E aí, gostou do nosso artigo? Interessou-se pelo assunto? Então, assine nossa
newsletter e acesso nossos conteúdos em primeira mão!