Conheça os tipos de lixadeira e entenda a sua utilidade
Por se tratar de uma fase em que se exige bastante trabalho e atenção aos detalhes, muitas pessoas não gostam de dedicar todo o tempo necessário ou, às vezes, até de fazer a finalização necessária. O motivo para tal descontentamento é simples: muito esforço para resultados muito pequenos. No entanto, é possível deixar essa etapa um pouco menos dolorosa e mais eficiente. Existe uma série de ferramentas e máquinas que podem fazer a finalização ser mais prática e rápida e com boa qualidade. A lixadeira é uma delas. E existe uma variedade de tipos disponíveis! Ficou curioso? Neste texto, vamos apresentar todos os tipos de lixadeiras e como cada uma delas pode deixar o seu trabalho mais fácil sem perder a qualidade.
Quais são os tipos de lixadeira e as suas funções?
Existe uma grande variedade de lixadeiras no mercado. Algumas têm até aspirador de pó acoplado. Elas costumam ser equipamentos extremamente funcionais e podem acelerar a sua obra ou reforma de modo considerável sem diminuir a qualidade da entrega final. É importante entender a funcionalidade das lixadeiras. Elas são equipamentos muito úteis para serviços pontuais e em uma determinada fase das obras. Costumam ser mais utilizadas para acabamentos, e sua utilidade não é adequada para o dia a dia. Para conseguir escolher a que se encaixa melhor em suas necessidades, o ideal é conhecer todas e o que cada uma delas pode fazer. Por isso, vamos apresentar os principais tipos e suas respectivas funções.
De parede
Esse tipo de lixadeira é indicada para paredes ou tetos que vão receber pintura. É possível encontrar essa lixadeira nos modelos manual ou elétrico. O elétrico é ideal para quem quer economizar ou otimizar o tempo investido na obra sem fazer esforço físico.
Angular
Esse é um tipo de lixadeira que não é indicado para acabamentos. É muito utilizada para desgastar diferentes tipos de superfícies em formato arredondado ou circular.
De cinta
A lixadeira de cinta pode ser utilizada para o desbaste de superfícies diversas. Sua lixa, em formato de cinta, permite retirar bastante material, sendo indicada para os trabalhos mais pesados e maiores. É potente e bem pesada e só pode ser utilizada em superfícies horizontais.
Combinada
A lixadeira combinada é indicada para trabalhos leves de desbaste em peças de madeira, permitindo trabalhar na horizontal e vertical. Geralmente, tem um cabo, para permitir o alcance dos locais mais altos ou de difícil acesso.
Excêntrica
Se você busca acabamento fino e sem estrias, a lixadeira excêntrica é a escolha certa, por ser bastante versátil e ideal para polir materiais variados, como madeira, plástico, metal e verniz, em paredes curvas ou planas.
Orbital
A lixadeira orbital é indicada para o acabamento em superfícies de aço e metal. É um tipo de lixadeira leve e pode ser encontrado em dois formatos: retangular ou quadrado. Seus movimentos são rápidos e bem suaves, permitindo lixar em qualquer direção. Costuma ser fácil de manusear e é muito utilizada para remover verniz e tintas e para arredondar arestas.
Roto orbital
Essa lixadeira é a junção de dois movimentos. Além de orbitar, ela gira, permitindo realizar um acabamento delicado e perfeito em superfícies planas. Com ela, é possível trabalhar em materiais de aço ou de madeira, sendo recomendada para lixamentos leves.
Roto orbital pneumática
Assim como o nome, suas funções não são muito diferentes da lixadeira roto orbital. No entanto, esse modelo pneumático pode ser considerado mais simples, quando comparado a uma ferramenta elétrica. A desvantagem da simplicidade oferecida é sua maior propensão a defeitos e falhas.
Quais são os serviços em que a lixadeira pode ser útil?
Na construção civil, indústria, marcenaria, oficina mecânica e em outros tipos de serviço, as lixadeiras são equipamentos bastante usados e muito requisitados. Sua variedade de tipos, modelos e valores permite várias formas de aplicação e realização de serviços. As lixadeiras são equipamentos extremamente úteis, e seus acessórios podem deixá-las ainda mais eficientes e práticas. Como já falamos, é possível encontrar lixadeiras que já vêm com aspirador de pó acoplado, permitindo lixar e aspirar a sujeira sem precisar trocar de aparelho. Trabalhar em superfícies planas, curvas, verticais, horizontais ou até mesmo inclinadas; preparar paredes para pintura; fazer decapagem de assoalhos e portas; remover materiais ou até mesmo reformar superfícies já desgastadas. São muitos os cenários em que as lixadeiras podem ser utilizadas. As lixadeiras surgiram como uma solução prática e extremamente econômica para aqueles que precisam fazer esse tipo de trabalho. Por se tratar de um equipamento de que nem todo mundo tem uma necessidade frequente, é interessante avaliar a possibilidade de alugar, em vez de adquirir um equipamento totalmente novo. Alugar uma lixadeira pode trazer muitos benefícios, entre eles, mais praticidade à obra, menos esforço físico da equipe, mais segurança e uma possibilidade de diversificar ou melhorar o serviço prestado — além, é claro, de otimizar o tempo investido para a obra ou reforma. Lembre-se de levar em consideração que, ao optar por alugar uma lixadeira, você estará investindo em um equipamento para realmente usá-lo; diferente de quando opta-se pela compra de um novo, podendo ficar meses guardado, correndo risco de sofrer desgastes por má preservação sem nem mesmo ter sido aproveitado o suficiente para se pagar. Ficou evidente, portanto, como a lixadeira pode ser útil para diferentes tipos de serviço, e mostramos que alugar talvez seja a melhor opção, para que você possa usufruir de todos os benefícios do equipamento sem ter nenhum tipo de prejuízo. Agora que você já está familiarizado com o universo das lixadeiras e já sabe como escolher a lixadeira ideal para o tipo de serviço que você está procurando, que tal conferir outros artigos ricos como este? É só seguir as nossas páginas nas redes sociais para receber mais conteúdos em primeira mão! Estamos no Facebook e no Twitter!