Pular para o conteúdo principal

Planejamento: entenda os tipos de canteiro de obras

É no canteiro de obras que a construção se realiza efetivamente. Similar a qualquer outro tipo de fábrica, esse local é responsável por transformar as ideias em realidade. As pessoas, equipamentos e materiais se unem com o objetivo de entregar um produto final, ou seja, uma obra de boa qualidade.   Por isso, um canteiro de obras deve ser planejado em função da construção que será executada. Além disso, o leiaute do canteiro precisa considerar o local de instalação e a logística empregada.   No post de hoje, abordaremos aspectos básicos da organização dos tipos de canteiro de obras. Confira!

 tipos de canteiro de obras

Tipos de canteiro de obras

Restrito

Tipo mais comum em áreas urbanas, o canteiro de obras restrito costuma ter um formato retangular. Caracteriza-se principalmente pela delimitação de uma área cercada por tapumes ou muros, com um portão que dá acesso ao local. A obra inteira se realiza dentro do limite do canteiro e, por ser uma região restrita, o planejamento da logística é fundamental para não tumultuar a área de produção.  

Amplo

Para o canteiro do tipo amplo, um bom exemplo é o levantamento de pontes, com as atividades da construção se estendendo por uma área não delimitada, ampla e com vários pontos de suporte logístico. Em geral, esses canteiros apresentam grandes máquinas e, durante vários momentos, há a necessidade de interagir com outras pessoas e entidades que não participam diretamente da obra, como prefeituras, polícia de trânsito e cidadãos comuns.

Longitudinal

Os canteiros longitudinais — ou longos — podem ter características do tipo restrito ou amplo. A diferenciação se dá principalmente na complexidade da organização física, pois a movimentação no canteiro é mais difícil e as distâncias de percursos ficam maiores. Como exemplos, podemos citar a construção de rodovias, obras pluviais e sanitárias urbanas. Em geral, esse tipo de canteiro é estreito, dificultando o fluxo adequado de pessoas, equipamentos e materiais.  

Normas para os canteiros de obras

O canteiro precisa atender às normas de segurança, conforto e higiene no serviço — estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Portanto, deve ter banheiros, chuveiros, água potável e refeitório nas condições previstas pelas diretrizes regulamentadoras.   A observação e o cumprimento das normas de segurança geralmente favorecem a organização do canteiro, pois são um norteador de fundamentação legal e técnica.  

Definições de leiaute e tipo de canteiro

A definição do tipo e leiaute do canteiro deve ser feita ainda no planejamento inicial da obra. Isso tem implicação no maquinário que será locado para executar a construção, na quantidade de mão obra, no fluxo de materiais e equipamentos. Um canteiro deve compatível com a obra, com o terreno e com a localização. Do contrário, trará uma série de transtornos, que vão desde a dificuldade de transitar pelo local até a insatisfação de trabalhadores e investidores com atrasos e prejuízos. Portanto, é preciso ficar antenado em relação a esse tema tão importante!   Gostou do nosso post sobre tipos de canteiro de obras? Então siga a nossa página nas redes sociais — estamos no Facebook e no Twitter — e fique por dentro das melhores práticas da construção!  

Artigos Relacionados

Casa do Construtor

Dicas para pintar casa e a manutenção da pintura

Casa do Construtor • 29 Junho 2016 Ler artigo
maquina-lavar-tapete-qual-escolher

Máquina de lavar tapete: Qual escolher?

Casa do Construtor • 23 Maio 2024 Ler artigo
como-limpar-sofa-em-casa-usando-a-extratora

Como limpar sofá em casa usando a extratora!

Casa do Construtor • 23 Maio 2024 Ler artigo
como-limpar-carpete-sem-danificar

Como limpar carpete sem danificar?

Casa do Construtor • 23 Maio 2024 Ler artigo