6 dicas importantes para um melhor gerenciamento de obras
A construção civil é um ambiente complexo, imprevisível e desafiador. Mesmo assim, é preciso garantir resultados, independentemente de todas as incertezas que rodeiam essa área. Recentemente, o segmento passou por grandes e rápidas mudanças: do crescimento exponencial do setor (com falta de mão de obra e aumento da complexidade) à total desaceleração do mercado.
Gerenciar uma obra requer muito profissionalismo e é um diferencial competitivo para o gestor, que deve dominar tudo, das atividades do planejamento até o controle de qualidade. E é aí que entram as boas práticas de gerenciamento de obras. Confira algumas dicas para que seu trabalho fique mais fácil e eficiente:
1. Preze pela organização
Se o local for corretamente dimensionado — com áreas para estoque de materiais, acomodação de colaboradores e facilidade na logística de movimentação de insumos —, a produtividade melhora. Com um bom planejamento desse quesito, o tempo e a organização da obra são otimizados.
2. Monitore os materiais
O controle de materiais ajuda a reduzir o desperdício de insumos e ainda garante o bom andamento da obra. Esse monitoramento deve começar na solicitação e chegada do material, passar pelo recebimento e pela estocagem, e ir até sua liberação para o campo. Se for eficiente, evita a falta de materiais e o atraso do projeto.
3. Faça um bom planejamento
É ele que guia a obra do início ao fim e mostra pontos críticos e tarefas que precisam de mais atenção e recursos. Deve conter a descrição de todas etapas e tarefas, bem como seus custos. Esse cronograma deve ser distribuído para os responsáveis de cada setor para que seja consultado sempre que necessário.
4. Analise os riscos
Analisar e gerenciar os riscos são etapas essenciais no gerenciamento de obras. São compreendidas como riscos todas as condições e circunstâncias que estão fora do controle da equipe e podem afetar o projeto de alguma forma.
É durante esse processo que se identificam potenciais problemas e que se determina a possibilidade de que eles ocorram, entendendo como eles podem influenciar a evolução da obra. Com essas informações, a equipe pode se preparar com mais facilidade e mais recursos, e garantir maior eficácia na gestão.
5. Conte com a tecnologia
Não há como negar o fato de estarmos na era da tecnologia. Na construção civil, ela permite conectar o canteiro de obras ao escritório para que as informações estejam sempre centralizadas. Isso melhora o controle da produtividade, reduz horas de trabalho e evita desperdícios de tempo e dinheiro.
Os dados podem, ainda, ficar armazenados na nuvem — assim, os gastos com papel e energia diminuem, e tudo pode ser administrado a partir de um dispositivo móvel. Isso evita a perda de documentos, garante a disponibilidade, facilita o gerenciamento da obra e ainda dá à empresa um caráter sustentável.
6. Tenha um plano de comunicação
Independentemente do tamanho do projeto, é essencial ter um plano de comunicação: muitas dificuldades no gerenciamento de obras ocorrem pela falta ou omissão de informações.
Cada gestor deve, portanto, buscar dentro da equipe a melhor forma de fazer com que ela trabalhe bem. Receber e dar feedback ajuda a tomar boas decisões, o que pode mudar a eficiência da mão de obra e a qualidade do projeto.
Se você já se sente mais preparado para melhorar o gerenciamento de obras, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais? Assim, mais pessoas podem ter acesso a ele!