
Como a NR-18 define o canteiro de obras?
A NR-18 é a norma regulamentadora da construção, o que não quer dizer que as demais diretrizes não precisam ser observadas no canteiro de obras. Já que esse é o lugar em que a edificação é efetivamente realizada, a lei define o espaço como um ambiente de trabalho de caráter fixo ou temporário, em que se desenvolvem atividades de apoio e execução de uma obra. Entretanto, as implicações da NR-18 são muito abrangentes e mencionam outras normas regulamentadoras. No post de hoje, discutiremos a definição de um canteiro de obras de acordo com essa perspectiva. Confira!
O canteiro de obras deve ser um local de promoção da dignidade humana
A NR-18 estabelece uma série de itens que devem estar à disposição do trabalhador em um canteiro de obras, com a finalidade de garantir conforto, segurança e dignidade. Em uma análise rápida, trata-se apenas de uma questão legal, mas a existência de sanitários, alojamento, refeitório, área de lazer e chuveiros vai além do cumprimento da lei. Esses itens permitem que o trabalhador se sinta respeitado e valorizado. Propiciando condições humanas dignas no trabalho, uma vez que essa é uma parte valiosa na vida de qualquer pessoa.
Não se pode produzir sem preservar a saúde e a segurança do trabalhador
O canteiro de obras é um espaço não só de produção, mas também de convívio social e dignificação do trabalhador. Promover boas condições de segurança é um dever do empregador e um direito do empregado. No conjunto das normas regulamentadoras, há uma série de recomendações de abrangência geral — como é o caso de:
- uso de equipamentos de proteção individual;
- programa de prevenção de riscos ambientais;
- programa de controle médico e saúde ocupacional.
Assim, o canteiro deve ser um local de realização pessoal e não de exposição a riscos, insatisfações ou desrespeito à dignidade humana. [sc name="form dinamize"]
A NR-18 tem finalidade prática e não apenas burocrática
As determinações da NR-18 para um canteiro de obras têm finalidade prática, pois as descrições são detalhadas de forma objetiva. As informações sobre as diversas dependências — como banheiros, alojamentos e refeitórios — são diretas e claras quanto às quantidades e dimensões. Ao determinar como devem ser os procedimentos de segurança, a NR-18 estabelece um padrão para o canteiro de obras, dando garantias para o trabalhador e salvaguardando o empregador de responsabilidades infundadas. A companhia que cumpre integralmente a NR 18, bem como as demais normas regulamentadoras, tem amparo legal em casos de acidentes de trabalho — assim como o seu empregado.
O canteiro que segue a NR-18 será mais eficiente e produtivo
A produtividade é mais eficiente em um lugar que acompanha a NR-18. As prescrições da norma ajudam a reduzir acidentes, promovem condições motivadoras para o trabalho e propiciam respeito e dignidade para o trabalhador. Um canteiro de obras seguro é, necessariamente, um ambiente organizado. Assim, um local que segue a NR-18 tem a produtividade otimizada e garante boas condições de desenvolvimento profissional e pessoal. Portanto, contribua para divulgar as boas práticas! Compartilhe este post nas suas redes sociais e promova a valorização profissional na construção civil!
Artigos Relacionados

NR-21 Trabalhos a céu aberto
21 Junho 2016
Construção em período de chuvas: 5 cuidados essenciais
Casa do Construtor • 08 Outubro 2018
Trabalho em altura NR 35 - Principais tópicos
Casa do Construtor • 28 Junho 2016