Como elaborar um planejamento de vendas para PME’s?
Como diminuir as incertezas, direcionar esforços e preparar a empresa para o crescimento? Não existe uma fórmula mágica, mas o planejamento de vendas é fundamental para conseguir os resultados esperados.
Um bom plano deve ser curto, de fácil entendimento e objetivo. Precisa conter os seus objetivos e metas, bem como as medidas necessárias para atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Mas como uma PME pode criar um planejamento de vendas eficiente? Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos um passo a passo. Confira!
Etapas para criar o plano de vendas
A 1ª fase consiste na definição do produto ou serviço e o público. Nessa etapa, você deve responder perguntas como:- o que vender?
- Para quem vender?
- Onde estão os clientes?
- quanto a organização pretende aumentar em faturamento?
- Qual o marketshare que você pretende atingir?
- Quanto de custo deseja reduzir?
Detalhamento das etapas
Para se criar o planejamento de vendas, é preciso detalhar os seguintes fatores:- definição do público-alvo;
- definição do ciclo de compra e vendas;
- análise e definição de estratégia de mercado;
- identificação das barreiras a serem superadas;
- posicionamento competitivo;
- metas de vendas e margens.
Definição da meta para o planejamento de vendas
Esse é um componente crítico do plano de vendas, visto que determinará o ritmo de crescimento e a regularidade do acompanhamento de novas transações. Ao determinar suas metas, você deve atentar para os pontos que abordaremos a seguir.Ajuste o funil
O funil de vendas é essencial na gestão e planejamento de vendas e marketing. Ele indica o quão positivamente a sua empresa consegue converter leads em clientes potenciais e torná-los consumidores reais.Obtenha crescimento a partir de novos clientes
Sua organização possui 2 propulsores de crescimento: fazer upselling e crosseling nos clientes existentes e conquistar novos consumidores. Ao definir as metas, você também determina o percentual de novas vendas que esses futuros parceiros trarão.Consiga crescimento a partir de clientes existentes
Em tempos de crise, é essencial ter uma boa estratégia de fidelização e crescimento de clientes existentes. Considere os seguintes aspectos:- invista no bem-estar do seu consumidor e tenha sempre feedbacks deles sobre seus produtos e serviços. Portanto, use pesquisas de satisfação — ou focus groups — para obter dados estruturados sobre a percepção do seu público;
- use a análise de “gap” para realizar um mapeamento dos seus clientes atuais e identificar quais produtos você pode vender para cada um deles;
- possua um sistema de automação, como um CRM, que possibilite um bom gerenciamento de volume de consumidores com atendimento personalizado.