Como fazer instalação elétrica residencial - 10 Dicas e sugestões
Veja as principais dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial
Os serviços de instalação elétrica têm de ser feitos sempre por um profissional especializado e seguindo as orientações das normas brasileiras relativas ao assunto. E elas são várias, como a NBR 60669, a 5431 e a 5410.
“É importante, na resolução de qualquer projeto de arquitetura, seja ele residencial, comercial, industrial, institucional, hospitalar e escolar, entre outros. observar as regras estabelecidas pela geometria funcional do espaço. Em todo tipo de atividade a posição dos mobiliários e a disposição dos equipamentos irão determinar a quantidade e a posição correta dos pontos de iluminação, tomadas e interruptores”, afirma o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Renato Carrieri Junior.
Dicas sobre como fazer instalação elétrica residencial
1) O quadro de medição deve ser instalado em lugar de fácil acesso tanto para os usuários do local quanto para os profissionais das companhias de energia que fazem a leitura. 2) Os materiais utilizados neste trabalho precisam ser de qualidade. Produtos que não tenham sua qualidade comprovada não devem ser reaproveitados. 3) Antes de iniciar a instalação, a planta descritiva do projeto elétrico e complementares é fundamental. Nela tem de constar todos os pontos de luz, tomadas, interruptores e os demais elementos usados neste tipo de serviço. 4) Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares deve ser previsto, pelo menos, um ponto de luz fixo no teto , com potência mínima de 100VA, comandada por interruptores de parede. 5) O número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte: em banheiro, no mínimo, uma tomada junto ao lavatório; em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, pelo menos, uma tomada para cada 3,5 metros, sendo que acima de cada bancada deve ser previsto uma tomada; em halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, no mínimo, uma tomada. 6) Para evitar problemas, recomenda-se conversar com os moradores para saber onde eles irão instalar pias, fogão, geladeira e todos os equipamentos que precisam de tomada, bem como se terão telefone, televisão a cabo e internet. [cta id='4505'] 7) A potência das tomadas em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos deve ser de, no mínimo, 600VA por tomada, até três tomadas, e 100VA por tomada para as excedentes. Nos demais cômodos ou dependências, pelo menos, 100VA por tomada. 8) Deve ser atribuída à tomada de uso específico uma potência igual a potência nominal do equipamento a ser alimentado.9) Confira a potência mínima para alguns aparelhos:
- torneira elétrica (3000W)
- chuveiro elétrico (4000W)
- máquina de lavar louça (2000W)
- micro-ondas (1500W) e forno elétrico (1500W)
Os elementos usados na instalação elétrica são:
- caixa de entrada (quadro de medição)
- quadro de distribuição (com chave geral de disjuntores) disjuntores
- fios e interruptores