Vibrador com mangote aumenta a produtividade na obra
Nos dias atuais é quase impossível fazer uma obra sem concreto, por isso, os equipamentos, com o vibrador com mangote, utilizados na preparação deste material são fundamentais. Um concreto não vibrado – ou vibrado manualmente através do método rudimentar de “golpes” na fôrma de madeira. Certamente apresentará qualidade muito inferior, pois serão formados espaços vazios dentro do elemento estrutural (viga, laje e pilar),o que poderá causar sérios danos. Os vibradores com mangote são recomendados para diversos tipos de obra. E com aplicação especialmente na colocação de lajes, vigas alicerces e colunas de concreto. Ele também tem a função de acomodar o concreto na fôrma, para tornar as superfícies aparentes com textura lisa, plana e estética.
O processo de trabalho
O processo de trabalho com o vibrador mangote é feito da seguinte forma. Após o lançamento do concreto na fôrma, imediatamente deve-se utilizar o mangote do vibrador. Para que o concreto melhore seu adensamento dentro do elemento estrutural. Não se deve encostar o vibrador nas armaduras (vergalhões de aço), sob o risco de deslocamento dessas armações dentro do elemento estrutural.
Quanto ao tempo de vibração
Ele depende da frequência, do abatimento, da fôrma dos agregados e da densidade da armadura. Os especialistas explicam que é melhor vibrar por períodos curtos em pontos próximos do que por muito tempo em pontos mais distantes. O excesso de vibração produz segregação. De modo que o adensamento deve ser cessado quando a superfície se tornar lisa e brilhante e quando não aparecer mais bolhas de ar na superfície.
Produtividade
Uma das principais vantagens do uso do equipamento é a praticidade. No passado, o processo de adensamento do concreto demandava tempo e mão de obra pesada. Pois era executado manualmente, com estacas e varas (internamente) ou com marretas golpeando as caixarias (externamente). Hoje, a utilização mecânica de vibração é a melhor forma de se obter o adensamento ideal. Em se tratando de produtividade, sabe-se que o rendimento mecânico é bem elevado comparado ao modo manual de adensamento. Ele é baseado no tempo de trabalho e na qualidade do acabamento do concreto, e estima-se que seja 80% melhor quando comparado ao modo manual.
Tempo de execução
Quando se trata do tempo de execução, estima-se que com o uso do equipamento gaste-se 80% menos tempo. Desta forma pode-se afirmar que o custo versus benefício da vibração com máquina. Será sempre melhor, trazendo enorme economia de tempo (e dinheiro) e benefícios incalculáveis na qualidade final do concreto.
Segurança
O serviço realizado de forma manual traz ainda outros problemas. Por exigir demais fisicamente dos operários, pode causar lesões devido ao impacto e ao esforço repetitivo, e isso acaba comprometendo significativamente a qualidade e a segurança da obra.
Sustentabilidade
Como informa a Vibromak, fabricante de vibradores, o adensamento manual do concreto não é sustentável. E isso não tem relação apenas com o meio ambiente. A empresa explica que o efeito com o uso das máquinas é de total qualidade e com tremendo diferencial em seu custo beneficio.