Aluguel de Escoras
As Escoras Metálicas são perfeitas para escorar provisoriamente elementos estruturais, como lajes e vigas. Com altura ajustável de até 5 metros, elas oferecem flexibilidade e precisão, permitindo ajustes conforme a demanda da obra.
Além da altura, outra vantagem das escoras metálicas é a praticidade: são fáceis de montar e desmontar, o que garante mais rapidez no processo. E mais: essas escoras oferecem segurança e economia, sendo ideais para todas as fases do escoramento, com regulagem precisa que evita imprevistos e otimiza o tempo de execução.
Por serem reutilizáveis, as escoras também são uma opção sustentável, contribuindo para a redução de desperdícios e promovendo práticas mais responsáveis na construção civil.
Alugue as escoras metálicas 5m e tenha o suporte seguro e eficiente para grandes estruturas!
Atenção:
a) As especificações técnicas de cada equipamento podem variar de acordo com o fabricante e modelo.
b) As imagens dos produtos/equipamentos são ilustrativas.
c) Consulte uma loja Casa do Construtor em caso de dúvidas.
Guia: instalação e desmontagem segura das escoras metálicas
As Escoras Metálicas são essenciais para garantir a segurança e estabilidade em sua obra, mas para aproveitar ao máximo seus benefícios, é fundamental seguir algumas orientações na hora de instalá-las e desmontá-las.
Instalação
Escolha do local: certifique-se de que a superfície onde as escoras serão instaladas está nivelada, firme e compactada, de preferência com o contrapiso já executado. Isso evita que o solo ceda com a chuva ou sobrecarga.
Montagem das escoras: regule a altura da escora utilizando o gancho na flauta, e finalize o ajuste com a porca. Isso permite uma regulagem precisa e segura.
Contra-travamento: sempre faça um contra-travamento nos dois sentidos para impedir o deslocamento das escoras, garantindo ainda mais segurança.
Isolamento da área: isole a área de trabalho e proíba o acesso de outras pessoas, especialmente crianças, enquanto as escoras estão sendo instaladas ou desmontadas.
Desmontagem
Solte a porca: nunca bata na base da escora para soltá-la. Utilize uma alavanca e gire a porca no sentido anti-horário para liberar a escora de forma segura.
Siga as orientações técnicas: o tempo de desmontagem das formas e escoramento varia conforme a obra. Siga sempre as orientações do engenheiro ou arquiteto responsável.
Cuidados extras
Verificação prévia: antes de usar as escoras, verifique se não houve avarias durante o transporte. Caso identifique algum problema, entre em contato com a Casa do Construtor para providências imediatas.
Altura adequada: nunca utilize uma escora sobre a outra para alcançar alturas maiores. Para essas situações, consulte sempre um técnico especializado.
Cuidados para transportar as escoras
• Nos veículos de transporte, é preciso fixar a escora metálica para evitar que se desloque, causando danos ao mesmo, ao veículo, a terceiros e ao próprio condutor.
• Pessoas e equipamentos não podem ser transportados no mesmo compartimento.
• Certifique-se de levar os complementos e acessórios necessários.
• O transporte deve ser realizado respeitando-se o limite de peso e dimensões do veículo, fixando os equipamentos, formando uma carga rígida e bem distribuída.
Não esqueça dos EPIs
Faça sempre uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adequados a cada tipo de equipamento.
Nas escoras metálicas, quanto maior a altura menor a capacidade de carga, sempre consultar tabela de fabricante.
Orientações de Segurança
• 18.10.2.1 Os trabalhadores devem ser capacitados e instruídos para a utilização das ferramentas, seguindo as recomendações de segurança desta NR e, quando aplicável, do manual do fabricante.
• Observar as recomendações das normas NR-18 e NR-12.
• Não trabalhe sob chuva.
• 18.6.20 Nas atividades de montagens metálicas, onde houver a possibilidade de acúmulo de energia estática, deve ser realizado aterramento da estrutura desde o início da montagem.
• 18.7.4.1 O projeto das fôrmas e dos escoramentos, indicando a sequência de retirada das escoras, deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado.
• 18.7.5.1 Toda montagem, manutenção e desmontagem de estrutura metálica deve estar sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.
• Cuidados especiais devem ser tomados quanto ao travamento das escoras nos dois sentidos, uma vez que as mesmas somente resistem a esforços de compressão ao seu eixo vertical.
• A CASA DO CONSTRUTOR não está apta a orientar sobre o número de escoras e seu posicionamento. Somente o engenheiro responsável pela obra, sabedor das cargas e sobrecargas do projeto, poderá fazê-lo. • Importante: Faça sempre uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adequados a cada tipo de equipamento.
Importante
As recomendações fornecidas não cobrem todas as possíveis situações na obra.
Por isso, é fundamental conhecer a NR-18 e o manual detalhado do equipamento, ambos disponíveis na CASA DO CONSTRUTOR.
Durante a montagem e desmontagem das fôrmas, isole e sinalize a área, seguindo as normas de segurança para evitar quedas de peças (NR-18.7.4.2).
As escoras variam em altura, espessura, peso e capacidade de sustentação. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante antes que o engenheiro determine seu posicionamento.
Sempre trabalhe com segurança!