Você já deve sentir na pele: ter uma loja é ao mesmo tempo a conquista de ser seu próprio chefe e um grande peso de ter a responsabilidade por decisões que impactam diretamente no seu negócio e na vida dos seus funcionários.
Mas como garantir a sua capacidade de fazer bons negócios em um mercado que
lida com crises e muita competitividade? Para responder essa pergunta, preparamos 6 dicas para que você aproveite as melhores oportunidades e mantenha sua loja sempre em crescimento. Confira:
1. Conheça muito bem o seu negócio
Parece óbvio, mas é de surpreender a quantidade de empresários e donos de lojas que administram seus negócios sem ter uma noção completa do que se passa com eles.
Mas para encontrar e aproveitar as oportunidades, é preciso conhecer a fundo todos os aspectos da empresa:
balanço financeiro, expectativa de crescimento, principais concorrentes, momento do mercado e até um planejamento estratégico para atingir metas a curto, médio e longo prazo.
Afinal, é esse tipo de informação que será sua munição na hora de negociar. Tendo em vista que as melhores oportunidades são muito concorridas, estar preparado te coloca imediatamente à frente da maioria.
2. Esteja ciente dos riscos
Todo negócio tem um risco e cabe ao empresário reconhecer aqueles que valem a pena. Quando uma oportunidade surgir, tente se informar sobre tudo o que ela engloba e coloque os prós e contras em uma balança.
Às vezes, é muito melhor apostar em uma proposta garantida de risco baixo do que pular em um barco rápido, mas sem leme. Para fazer bons negócios, a ambição deve vir depois da praticidade.
3. Pesquise bastante as alternativas
O melhor negócio quase nunca é o primeiro que aparece, portanto pesquise muito. Ou seja, na hora de fazer bons negócios, as soluções tecnológicas, administrativas ou gerenciais devem ser tratadas como você faz com seus fornecedores.
Pesquise quais são as soluções disponíveis no mercado, avalie custos e benefícios e só feche com quem realmente resolver o seu problema.
4. Confie na sua capacidade de fazer bons negócios
A hesitação faz parte da vida de quem lida com tantas responsabilidades, mas confie na sua capacidade de encontrar a melhor solução para os seus problemas.
Você construiu e manteve uma loja própria até hoje, um feito relativamente raro no Brasil. Isso significa que com
planejamento e visão de mercado, você já fez bons negócios no passado e está pronto para fazer melhores no futuro.
5. Procure ajuda especializada
Tendo em mente que não é possível dominar todas as áreas do seu negócio, que tal a ajuda de um parceiro? Consultorias, contadores, advogados e especialistas podem te dar uma visão mais clara sobre uma oportunidade que surgiu e garantir se aquele é ou não um bom negócio.
6. Considere transformar o seu negócio em uma franquia
Talvez a solução para garantir um bom negócio seja apostar em vários dos itens acima: conhecimento, risco controlado, ajuda especializada e a capacidade de encontrar melhores oportunidades.
Nesse sentido, transformar uma loja em uma franquia é um processo mais simples que tira do empresário o peso das grandes decisões de mercado e de marketing sem que ele perca a liberdade administrativa de fazer a empresa crescer com as próprias mãos.
Basta encontrar o melhor parceiro, a melhor alternativa que se encaixe no seu modelo de loja para aliar uma estrutura mais robusta e o seu dom para a venda.
Sobretudo, fazer bons negócios não é algo complicado: é uma questão de saber o que você tem em mãos e o que quer para o futuro. E se para você, a alternativa da franquia pareceu a mais atraente para garantir essas oportunidades, descubra a seguir
se vale mesmo a pena transformar a sua empresa em uma!