Os itens que compõem esse repartimento, como pisos, revestimentos, mobiliários e acessórios, podem gerar grande despesa na hora de redesenhar seu design. Por isso, se deseja passar por essa etapa sem maiores dificuldades, continue a leitura e veja o que é preciso considerar ao fazer uma reforma no banheiro. Confira!
Verifique as condições gerais do ambiente
Antes de iniciar qualquer modificação durante a reforma de banheiro, é fundamental estabelecer um plano de ações bem definido. Em um primeiro momento, os moradores devem observar todas as condições do ambiente, bem como a
rede elétrica e hidro sanitária. Ter uma visão técnica desses pontos pode não ser uma tarefa fácil e, por isso, contar com o auxílio de um profissional é muito importante.
Além de evitar surpresas desagradáveis, avaliar com cautela toda parte estrutural pode oferecer mais segurança na hora de iniciar a obra, além de ajudar a reduzir os custos e manter o prazo estabelecido sem maiores alterações. Ademais, nessa fase de planejamento é possível pensar no ambiente como forma de agregar mais valor e também funcionalidade.
Estabeleça o estilo que será adotado
Cada pessoa possui uma personalidade própria e, geralmente, deseja imprimir sua identidade na decoração. Pensando nisso, é importante definir o modelo que será adotado para transformar o ambiente em um lugar que também combine com seu estilo de vida e preferências.
Embora pareça uma tarefa complicada, pode ser bastante prazeroso escolher elementos que deixará o ambiente único — além de diminuir a necessidade de adaptações no decorrer da obra.
Defina o tipo de revestimento e cores
O piso tem uma função muito importante tanto na parte estrutural quanto de acabamento. Ao pensar na reforma de banheiro, é fundamental considerar aspectos como a umidade, limpeza e resistência das peças. Portanto, vale pensar muito além da beleza visual, pois é preciso que o
revestimento escolhido seja prático e de qualidade.
Assim, apostar no uso de pastilhas pode dar um ar ainda maior de modernidade ao seu banheiro. Contudo, existem cerâmicas e porcelanatos de formatos e cores que transformam o ambiente positivamente, gerando resultados incríveis. Você também pode considerar os pisos vinílicos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção, especialmente por suas estampas que imitam a madeira, pela praticidade na instalação e por sua durabilidade.
Além desses detalhes, pensar no esquema de cores para a reforma de banheiro pode fazer uma grande diferença no visual. Dessa forma, investir em cores claras e neutras é uma excelente alternativa, pois auxilia também na valorização do ambiente, além de deixá-lo mais confortável e acolhedor.
Aposte em um bom projeto de iluminação
Por fim, um projeto de iluminação eficaz deve, além de atender as necessidades do ambiente, valorizar a decoração, destacar os detalhes e, principalmente, oferecer mais conforto para os moradores. Portanto, é preciso pensar não só nas lâmpadas, mas nas luminárias, pendentes e demais acessórios, afinal, a iluminação possui um papel muito importante no aspecto funcional.
Para que o banheiro fique mais bonito, acolhedor e prático, vale apostar em pontos de luz com foco para áreas específicas, como em espelhos, bancadas e na área do banho. Esse tipo de cuidado pode oferecer, por exemplo, uma facilidade a mais na hora de se maquiar em frente ao espelho. Além disso, utilizar modelos de lâmpadas cromoterápicas pode promover um bom relaxamento.
Para promover uma reforma de banheiro eficiente, é fundamental ter um planejamento eficiente de todas as ações que serão tomadas durante a obra. Além disso, fazer escolhas baseadas em suas preferências é um passo fundamental para garantir o bem-estar e a satisfação pessoal.
Porém, para que o resultado seja tão bom quanto o planejado, utilizar
equipamentos de construção civil adequados é indispensável para conseguir uma reforma mais rápida e barata.
Gostou deste texto sobre dicas para reforma de banheiro? Continue acompanhando as novidades do setor da construção através de
nosso site!