Pular para o conteúdo principal

Redefinição de senha

Enviamos para o e-mail orientações para a redefinição da senha.

Confira sua caixa de entrada. Se as orientações não estiverem lá, verifique o lixo eletrônico.

Aprenda agora como utilizar uma betoneira!

Betoneiras são misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3. Saber como utilizar uma betoneira é essencial para quem trabalha na área da construção civil. Mesmo que sua função não esteja diretamente ligada com esse equipamento, é importante obter esse conhecimento, caso seja necessário em algum momento. Aprenda agora como utilizar uma betoneira! Para te ajudar, neste artigo vamos explicar o que é, para que serve e como usar esse maquinário. Portanto, leia com atenção até o final, pois a má utilização traz imensos prejuízos.

O que é uma betoneira e quais são suas vantagens?

Também chamada de misturador de concreto, a betoneira é um utensílio básico de toda obra. Por sua função de misturar materiais, ela é usada em diversos setores industriais, porém, dentro de uma edificação tem uma função bem específica. É nela que se coloca água, areia, cimento e agregados para a formação do concreto. Em geral, a betoneira é formada pelas seguintes partes: tambor, setor basculante, pás de mistura, cremalheira e pinhão, casinha do motor, o pinhão do volante, o volante, chassi reforçado, braço reforçado, pedal e rodas. Atualmente, existem no mercado 4 tipos disponíveis: a semi-fixa; a fixa, que recebe esse nome por não possuir rodas; a automática, que possui esteiras para locomoção; e a móvel, sendo esse o modelo mais avançado, que é acoplado em um caminhão, a fim de facilitar o transporte. Uma grande vantagem de seu uso é a economia de tempo, visto que realiza em minutos uma atividade que manualmente demoraria horas. Além disso, é um aparato simples e que demanda pouco esforço físico da sua equipe.

Como utilizar uma betoneira?

Após realizar a montagem conforme as instruções do fabricante, é preciso tomar certos cuidados. Antes de utilizar a máquina, por exemplo, lembre-se de colocar todos os equipamentos de segurança pedidos, como óculos, luvas, capacetes, entre outros. Além disso, antes de ligá-la, é preciso verificar sua fiação. A descarga elétrica é um dos acidentes mais comuns com esse tipo de maquinário, portanto, observe se ele foi aterrado e se os fios estão em bom estado. Quando a betoneira estiver limpa e localizada em um local adequado, separe os ingredientes na proporção desejada para sua finalidade. Então, siga os seguintes passos: adicione a quantidade de agregados a ser utilizado com metade da água e deixe bater por um minuto. Em seguida, coloque o cimento, a areia e o restante da água e deixe batendo por mais três minutos. É importante se lembrar de sempre limpar as principais áreas, remover poeira do motor e lubrificar as engrenagens para prolongar a vida útil do seu equipamento. Além disso, é preciso investir em manutenção preventiva periódica, para que ele esteja sempre apto para exercer sua função. Além de saber como utilizar uma betoneira, é precisar saber mais sobre sua aquisição. Uma observação importante é que, por possuir um preço elevado, nem sempre a melhor opção seja comprá-la. Avalie a sua necessidade, dessa forma, pode ser que a melhor saída seja realizar a locação, pagando apenas pelo tempo que ela realmente será útil. Agora que você já sabe mais sobre como utilizar uma betoneira, que tal conhecer o modelo mais comum, a de 400 litros? Aproveite e entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre o nosso modelo de franquia.

Artigos Relacionados

Casa do Construtor

Conheça 5 erros em obras que você precisa evitar

Casa do Construtor • 02 Julho 2018 Ler artigo
Casa do Construtor

Mudança: cuidados importantes e planejamento

Casa do Construtor • 22 Março 2023 Ler artigo
Casa do Construtor

Planejamento de reforma: não perca 5 dicas de ouro

Casa do Construtor • 18 Março 2019 Ler artigo
Casa do Construtor

Descubra os principais tipos de concreto usados no Brasil

Casa do Construtor • 12 Novembro 2018 Ler artigo