Como fazer uma piscina: Cuidados para instalação e manutenção
Neste artigo trouxemos dicas sobre como fazer uma piscina, os cuidados para instalação e manutenção.
A piscina também sofre desgastes e, independente do tipo (alvenaria, fibra e vinil), com o passar do tempo pode apresentar rachadura, vazamento e infiltração.
Para evitar problemas no futuro, é preciso ter cuidado em como fazer uma piscina, principalmente no momento da construção.
O mais importante deles é a instalação do tanque em local adequado.
Se o terreno for instável e não muito duro, por conta dos movimentos que sofre ao longo dos anos, poderá causar vazamento e afundamento.
Na maioria dos casos, será necessário retirar a água do tanque para fazer os reparos.

Atenção:
Nunca esvazie a piscina sem o acompanhamento de um profissional. Pois dependendo das condições construtivas e do tipo de terreno, pode haver prejuízos irrecuperáveis para a estrutura, como trincas e rachaduras. Se a piscina for de concreto e os proprietários quiserem trocar o revestimento, ao final do serviço deverá ser feita uma nova impermeabilização. As de vinil e fibra normalmente já vêm impermeabilizadas. Antigamente, a maioria das piscinas eram fundas. Hoje em dia, especialmente por questões de segurança, a preferência tem sido pelas que têm entre 1,30 e 1,40 metro de profundidade. Por conta disso, diversas piscinas têm sido refeitas. E, nestes casos, o serviço inclui a subida do terreno. Para evitar danos estruturais à piscina, também é importantíssimo cuidar muito bem da água. O ideal é fazer o tratamento, pelo menos, uma vez por semana, mesmo no inverno. E ele inclui:- Filtração
- Aspiração do fundo
- Limpeza do filtro, das bordas e aplicação de cloro.
Como fazer uma piscina: equipamentos que podem ajudar
Artigos Relacionados

O que é concreto armado?
Casa do Construtor • 25 Junho 2016
Dicas para pintar casa e a manutenção da pintura
Casa do Construtor • 29 Junho 2016
Quais as melhores práticas de manutenção de telhados? Confira!
25 Fevereiro 2019