Pular para o conteúdo principal

Conheça 5 erros em obras que você precisa evitar

É muito comum encontrarmos problemas relacionados ao orçamento, prazo, materiais e mão de obra nos processos de construção. E, por isso, as obras são muito conhecidas como "dor de cabeça". Mas não pense que esses contratempos acontecem sem motivos! Na verdade, eles são consequência de erros na obra. erros na obra Pensando na importância de se evitar controvérsias na obra, separamos este texto com os principais erros que ocorrem na obra, seus efeitos, bem como o que você pode fazer para impedir que eles aconteçam. Então, se você se interessou pelo tema, continue a leitura e confira nossa lista!

1. Ignorar o projeto (ou não fazer um)

A grande parte das obras começam — e terminam — sem projetos, e, muitas vezes, é comum encontrar construções que só têm projeto arquitetônicos, e não os demais. Já outras, possuem todos eles, mas não são executados conforme projetado. Então, é necessário entregar o famoso "as built", para que os futuros usuários das edificações saibam como o empreendimento realmente foi construído. Para que uma edificação seja segura, econômica, funcional, bonita e até mesmo agradável, os projetos são essenciais. Muitos não o fazem por buscar economia, porém, obras sem projetos apresentam mais erros e, consequentemente, mais gastos.

2. Não contratar profissionais qualificados

Este erro está muito relacionado ao primeiro mencionado, e que também ocorrer devido a tentativa de economizar. Porém, não contratar arquitetos e engenheiros para fazer os projetos, orçamento, planejamento e acompanhamento da obra, os problemas serão frequentes durante e após a obra. Contratar mão de obra desqualificada também gera muitos problemas. Afinal, conhecimento, qualidade, responsabilidade e comprometimento tem custo. A maioria das pessoas que contratam alguém que faz um serviço mais barato, geralmente, acabam precisando contratar mais gente para reparar os erros do “profissional” anterior.

3. Não fazer um planejamento ou orçamento

Geralmente, as pessoas que iniciarão uma obra começam essa etapa em uma loja de construção e revestimentos, escolhendo os pisos, portas e outros detalhes. No entanto, empreendimentos que começam dessa forma costumam não ser finalizadas, pois saem mais caras que o previsto. Na verdade, obras sem planejamento e orçamento não costumam ter uma previsão, e sim um chute de valor. É importante se basear nos projetos na hora de realizar a estimativa de preços, assim como uma organização das etapas da obra. Assim, você evita comprar materiais a mais ou a menos e poderá até conseguir um preço melhor.

4. Não comprar material de qualidade

Se você acha que comprar um revestimento de marca boa e que seja caro resolve a situação, está muito enganado. O erro está, geralmente, aí! Muitas pessoas priorizam os materiais de acabamento e querem economizar em etapas como fundação, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto. Porém, comprar produtos sem qualidade para essas etapas pode resultar em um gasto muito grande. Resolver uma infiltração resultante de problemas na tubulação, incêndio ou curto circuito resultante de uma instalação elétrica mal feita é, certamente, muito mais caro e trabalhoso do que optar por materiais de qualidade logo na primeira instalação.

5. Não seguir as normas recomendadas dos fabricantes

Uma obra possui várias etapas como: fundações, estrutura, vedações, revestimentos etc., e a execução desses sistemas deve seguir as normas e regras dos fabricantes. Isso evita a necessidade de retrabalho e o aparecimento de manifestações patológicas no futuro. Assim, automaticamente você economizará tempo, dinheiro e poupará dores de cabeça. Provavelmente você já ouviu falar de alguns desses problemas ou até mesmo já os vivenciou em decorrência desses erros na obra, não é mesmo? Agora que você entendeu o quanto é importante evitá-los, aproveite a visita e siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Twitter e no Facebook!

Artigos Relacionados

boas-praticas-para-aluguel

Boas práticas para o aluguel de máquinas para obra!

Casa do Construtor • 19 Dezembro 2023 Ler artigo
Casa do Construtor

Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Casa do Construtor • 30 Novembro 2020 Ler artigo
Casa do Construtor

Construção civil: por que devo alugar equipamentos?

Casa do Construtor • 04 Junho 2018 Ler artigo
Casa do Construtor

Veja 4 dicas para se organizar e fazer pequenas reformas de fim de ano

Casa do Construtor • 26 Outubro 2020 Ler artigo