Pular para o conteúdo principal

Redefinição de senha

Enviamos para o e-mail orientações para a redefinição da senha.

Confira sua caixa de entrada. Se as orientações não estiverem lá, verifique o lixo eletrônico.

entenda-a-importancia-da-manutencao-de-equipamentos-para-obras

Entenda a importância da manutenção de equipamentos para obras

O desenvolvimento de sua obra é assegurado por diversos meios e aspectos. Um deles é a qualidade das ferramentas utilizadas na sua construção. A manutenção de equipamentos, especialmente a preventiva, é feita para garantir que os utensílios usados estejam aptos para realizar as tarefas necessárias com eficácia e, principalmente, segurança. manutenção de equipamentos A manutenção não deve ser encarada como um gasto e sim como um investimento. Com ela, evita-se atrasos na obra, já que é assegurada a produtividade de seu empreendimento. Além disso, caso algum erro ocorra pelo mau funcionamento de ferramentas, isso acarretará prejuízos e até mesmo multas. Neste post, explicaremos a importância da manutenção e os passos para você mesmo realizar uma. Então, leia com atenção.

Por que realizar a manutenção de equipamentos?

Todo tipo de maquinário e ferramentas necessita de manutenção e isso não é diferente para os que são utilizados na construção civil. Porém, o erro de diversas empresas é agir apenas quando algum tipo de erro ocorre. Por isso, a manutenção preventiva é mais que recomendável: ela é imprescindível. Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e processos, realizados de maneira periódica, com o objetivo de se conseguir uma boa supervisão e controle dos mais diversos aparatos e sistemas. Dessa forma, conseguimos encontrar possíveis erros e defeitos, tornando viável a solução dessas falhas antes mesmo que elas ocorram. Com isso, são evitados problemas que podem ter uma solução demorada e trabalhosa, além de aumentar a vida útil de seus aparelhos e diminuir o risco de acidentes. Olhando pelo lado financeiro, ela também é vantajosa. Afinal, medidas preventivas são sempre mais econômicas e menos complicadas. Elas mantêm as ferramentas de sua obra sempre funcionando, otimizando o tempo de trabalho que, caso não houvesse esse cuidado, poderia ser perdido devido a algum erro, levando à paralisação de sua edificação.

Como realizar uma manutenção de equipamentos?

Uma manutenção completa e segura só pode ser realizada por profissionais técnicos capacitados para esse tipo de função. Porém, existem certos aspectos que você pode verificar para efetuar uma manutenção básica:

Limpeza

Um fator importante é a limpeza. Um equipamento sujo pode conter diversos tipos de microrganismos, que podem prejudicar a saúde dos que trabalham com ele, além de umidade, que pode danificar o equipamento em si. É preciso ter atenção a isso e manter seus instrumentos sempre limpos.

Lubrificação

Observe também a lubrificação. Máquinas, em geral, funcionam por engrenagens, esteiras e outros tipos de mecanismos que necessitam da existência de lubrificação constante para garantir sua máxima eficiência. Não lubrificar seu maquinário pode causar um esforço excessivo, podendo travá-lo ou até mesmo quebrá-lo.

Paradas programadas

Outro processo interessante, que entra no grupo de técnicas de manutenção preventiva, é o de paradas programadas. Como muitas máquinas trabalham integralmente em uma obra, é necessário que se faça uma agenda com as datas em que elas serão paradas, alternadamente, para realizar a verificação e correção de falhas. É um dos procedimentos mais importantes de monitoria, portanto, realizá-lo é fundamental. Sendo tão importante para uma obra (e, na verdade, para qualquer tipo de processo ou sistema), a manutenção de equipamentos deve ser realizada por profissionais adequados. Por isso, o mais indicado é que se contrate uma empresa que realize esse tipo de serviço. Assim, você garantirá qualidade, eficiência e segurança. Curtiu este post? Então, assine nossa newsletter e receba mais informações em primeira mão!

Artigos Relacionados

Casa do Construtor

6 dicas para um canteiro de obras mais organizado

Casa do Construtor • 14 Março 2018 Ler artigo
tipos-de-furadeira

Tipos de furadeira: Encontre a melhor para cada necessidade!

26 Janeiro 2024 Ler artigo
qual-melhor-furadeira

Qual a melhor furadeira?

30 Janeiro 2024 Ler artigo
calcular-tijolo

Aprenda de uma vez como calcular a quantidade de tijolos em uma obra

28 Outubro 2019 Ler artigo