Pular para o conteúdo principal

Redefinição de senha

Enviamos para o e-mail orientações para a redefinição da senha.

Confira sua caixa de entrada. Se as orientações não estiverem lá, verifique o lixo eletrônico.

Infiltração em parede - Vejas os cuidados e dicas

Na hora de reformar ou construir é mais do que necessário ficar atento com infiltração em parede. Principalmente as de locais úmidos. Como banheiros e cozinhas, e externas, pois as chuvas podem danificá-las causando infiltração em parede.   A infiltração em parede é um problema recorrente e que contribui também para a desvalorização do imóvel. Devido à deterioração das argamassas e da pintura.   Nestes casos, é normal a tinta descascar, ficar com bolhas e o reboco soltar. Também ocasiona surgimento de mofo e fungos que podem fazer mal à saúde dos usuários do local.   Para resolver este problema, deve- se impermeabilizar as paredes. Técnica que consiste na aplicação de produtos específicos. Com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, lavagem, banhos ou outras origens.

Saiba mais sobre impermeabilização:

- A impermeabilização deve ter um projeto específico, que detalhe:
  • Os produtos
  • As técnicas
De aplicação dos sistemas ideais para cada caso. Alguns materiais usados na impermeabilização não aceitam material e/ou revestimento em sua superfície. Por isso, consulte sempre o fabricante para cuidados especiais.     - Quando feita de forma correta, com produtos e serviços adequados e por empresas idôneas. Os custos da impermeabilização atingem, na média, 2% do valor total da obra. Se for executada depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, seu custo pode chegar até 10% do valor da obra.     - Falta ou a falha da impermeabilização na fundação e o uso de materiais de má qualidade são algumas das causas da umidade em paredes.     - Umidade no interior da casa pode ocorrer devido a água existente no solo subir pelos blocos e tijolos. E, nesse caso, as paredes externas ou a cobertura absorvem umidade.   [sc name="form dinamize"]   Rompimento ou vazamento na tubulação também pode ser a causa deste problema.    

Como resolver:

- Alguns casos são praticamente sem solução. Mas geralmente é preciso remover:
  • A pintura,
  • Amassa corrida
  • A argamassa deterioradas
Até a altura de 30 centímetros acima da linha de umidade verificada na parede.   - Depois, é preciso fazer o revestimento da parede. Aplicar o produto impermeabilizante mais adequado para o local, reaplicar a argamassa e a massa corrida e, por último, a tinta.   - Entre os revestimentos para paredes, as pedras são bons impermeabilizantes. Em ambientes de muita água, como fachadas, as mais indicadas são as menos porosas. Granito é um bom exemplo.   - Também é importante aplicar produtos impermeabilizantes embaixo dos revestimentos de:
  • Cerâmica
  • Porcelanato
  • Cimento
  • Madeira
  • Pedra
  • Azulejo
E sempre use a argamassa e o rejunte ideal.   Alguns equipamentos que podem ajudar com esta tarefa são: Marteletes, rompedores, cortadoras de parede e furadeiras   Fonte: Guia CASA DO CONSTRUTOR, Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), Izabel Souki (engenheira civil e diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projeto) e Viapol

Artigos Relacionados

vibrador-com-mangote-aumenta-a-produtividade-na-obr

Vibrador com mangote aumenta a produtividade na obra

28 Junho 2016 Ler artigo
Casa do Construtor

Portas e janelas: Conheça os tipos de materiais disponíveis

Casa do Construtor • 24 Junho 2016 Ler artigo
quais-as-vantagens-de-alugar-equipamentos-para-obra

Quais as vantagens de alugar equipamentos para obra?

02 Agosto 2017 Ler artigo
Casa do Construtor

Fundação, o início da obra

Casa do Construtor • 23 Junho 2016 Ler artigo