Manter-se atualizado é um desafio que os profissionais que comandam empresas precisam vencer. Nesse sentido, os livros para empreendedores se tornam uma fonte para eles conhecerem as boas práticas do mercado, buscarem inspiração para inovar e, ainda, aumentarem a motivação.
Neste post, preparamos uma lista com 5 livros para empreendedores de negócio próprio. Boa leitura!
1. Zero a Um, de Peter Thiel
A obra de Peter Thiel, co-fundador do PayPal, é um incentivo para que o empreendedor utilize a criatividade e busque a inovação em suas atitudes. O autor demonstra de que forma é possível
construir negócios que criem novidades, faz uma análise otimista do futuro e explica um jeito original sobre como pensar o dia a dia de um empreendimento.
Thiel defende que os próximos sucessos da Internet virão por meio de serviços ainda inéditos. Assim, o livro instiga o leitor a fazer perguntas a fim de buscar valor em locais ainda inexplorados.
2. Pense Simples, de Gustavo Caetano
O livro é indicado especialmente para quem quer começar a empreender. O autor destaca a importância de construir ideias simples e ágeis para conquistar os objetivos propostos.
Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, ainda dá dicas sobre os atributos indispensáveis para quem quer administrar um
negócio próprio e sobre como desenvolver uma mentalidade pró-inovação.
3. Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler
Além de empreendedores, esse livro é importante para quem trabalha com gestão de equipe de
vendas ou em uma empresa B2B. Na obra, os autores apresentam a técnica de prospecção ativa.
A metodologia, desenvolvida por Ross, foi aplicada na Salesforce e fez a empresa atingir R$ 100 milhões em novos clientes. Sem apresentar uma fórmula mágica ou exigir altos investimentos em marketing, Receita Previsível demonstra como aproveitar ao máximo a equipe de trabalho para conseguir ótimos resultados.
4. Good to Great: empresas feitas para vencer, de James C. Collins
O autor apresenta diversas pesquisas com objetivo de traçar as características que diferenciam empresas apenas “boas” daquelas “extraordinárias”.
A obra apresenta diversos números de empresas que obtiveram crescimento superior ao de suas concorrentes. A base do período analisado é extensa: 15 anos.
O resultado do estudo é organizado em 6 princípios, chamados por Collins de “volantes do crescimento”, esmiuçados ao longo do livro.
5. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
Repórter do jornal New York Times, Charles Duhigg estudou por duas décadas a maneira com que os hábitos funcionam e de que forma eles podem ser transformados a fim de melhorar a vida das pessoas.
Ao longo da obra, Duhigg descreve diversos exemplos para comprovar a sua tese. Ele defende que a mudança de hábitos significa a conversão do fracasso em sucesso, tanto para a vida pessoal quanto no mundo dos negócios.
Os livros para empreendedores, portanto, possibilitam uma visão aprofundada sobre conceitos novos do mundo dos negócios, são inspirações para que o empresário estabeleça processos inovadores e contribuem para manter a motivação do leitor plena. Tais fatores são importantes para que a empresa vença as dificuldades presentes no mercado.
Gostou do conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe nossas atualizações sobre empreendedorismo e gestão empresarial. Estamos no
Facebook e no
LinkedIn!