Aluguel de Escora Metálica 4,50m
As escoras metálicas reguláveis que chegam até 450 cm são equipamentos que servem para escorar provisoriamente elementos estruturais, como lajes e vigas. Para utilizar as vigas metálicas é preciso conferir as cargas conforme a capacidade da escora metálica. Na Casa do Construtor você encontra escora metálica regulável para aluguel, consulte a disponibilidade nas lojas Casa do Construtor.
As escoras metálicas que chegam até 450 cm servem para escorar provisoriamente elementos estruturais. As escoras metálicas são práticas porque são fáceis de montar e desmontar. Pela facilidade de montagem e versatilidade, a escora metálica de 4 m até 50 m permite montagens rápidas e seguras, proporcionando alta produtividade. As escoras metálicas para aluguel disponíveis na Casa do Construtor contam com 4 tipos de escoras metálicas que atingem alturas de 2000 a 4500 mm. Além de travamento de pilar, consoles de trabalho e vários acessórios que vão otimizar a execução da sua obra. https://youtu.be/5tMGmyGeCgY
COMO USAR ESCORA METÁLICA?
A escora metálica é utilizada para sustentação de lajes e vigas, elas devem ser utilizadas para auxiliar a finalização da concretagem. Após a realização da concretagem é preciso esperar um determinado período para que o trabalho seja finalizado e a laje, ou viga, seque de forma completa sem causar desnivelamento ou danos nas estruturas. A escora metálica deve colocar abaixo das estruturas, as escoras metálicas devem ser dispostas ao longo do terreno conforme as instruções do engenheiro ou arquiteto. Na Casa do Construtor você encontra escoras metálicas reguláveis disponíveis para aluguel. Encontre escora metálica de aluguel ajustável de 4 até 50 metros e use conforme for o indicado para obra.
COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE ESCORAS?
Para calcular a quantidade de escoras metálicas para sua obra é preciso consultar o engenheiro responsável pela obra. A consulta do profissional é necessária porque cada espaço, altura e peso de laje precisa de um tipo de sustentação, por isso, para saber a quantidade exata de escoras metálicas é preciso analisar o espaço. Ao fazer reformas e obras é necessário a consulta de um profissional para garantir a segurança dos trabalhadores e o planejamento de uma boa estrutura. Além disso, a Casa do Construtor disponibiliza para locação uma variedade de equipamentos para construção civil.
ATENÇÃO
- a) As especificações técnicas de cada equipamento podem variar de acordo com os fabricantes.
- b) As imagens das escoras metálicas de 4 m até 50 m são ilustrativas.
- c) Consulte uma loja Casa do Construtor em caso de dúvidas.
Confira todas as orientações operacionais para utilizar as escoras metálicas da maneira correta e com segurança.
NO LOCAL DE TRABALHO
- Verifique se o equipamento não sofreu alguma avaria durante o transporte. Todo e qualquer problema, inclusive de funcionamento, deverá ser comunicado no ato à Casa do Construtor, que tomará as providências necessárias.
- Retire do local tudo que possa atrapalhar o serviço.
- Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas, especialmente crianças.
- O local onde se vai escorar deve estar nivelado, firme, compactado, preferencialmente com o contrapiso já executado, a fim de suportar as cargas e não ceder no caso de chuva, sobrecarga e outros.
- Para montagem das escoras deve-se regular a altura da flauta ,com o gancho, depois dar os ajustes finais com a porca.
- Para desmontagem nunca bata no pé da escora. Com uma alavanca solte a porca no sentido anti-horário e a escora logo estará solta.
- O tempo de desmontagem das formas e escoramento é variável e deverá seguir as orientações do profissional habilitado responsável pela obra (Engenheiro / Arquiteto).
- No caso de lajes pré-moldadas, o fabricante deverá indicar as linhas de escoras e o engenheiro da obra determinar a quantidade necessária.
- Os suportes e escoras de formas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado (NR-18.9.3).
- No local onde se executa a concretagem, somente deve permanecer a equipe indispensável para a execução desta tarefa (NR-18.9.10).
- É obrigatória a colocação de pranchas de madeira firmemente apoiadas sobre as armações nas formas, para a circulação de operários (NR-18.8.4).
- Durante a concretagem principalmente com uso de bombas de concreto deve-se evitar o descarregamento acidental de concreto num só local, ocasionando carga acidental não prevista.
Capacidade de sustentação | 1500 kg |
---|---|
Altura máxima | 2 m a 4,5 m |
Peso (kg) | 22,75 |
Confira abaixo as orientações de segurança recomendadas para o uso das escoras metálicas de 4 m até 50 m:
CUIDADOS ESPECIAIS COM ESCORA METÁLICA 4, 50 M
- A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador e terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá (NR-18.22.1).
- Observar as recomendações das normas NR-18 e NR-12.
- Não trabalhe sob chuva.
- Somente profissionais legalmente habilitados (engenheiros e arquitetos) podem fazer projeto de escoramento e determinar a correta utilização de cada escora e acessórios.
- As formas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço. (NR-18.9.1).
- Quando for necessária a montagem, próximo às linhas elétricas energizadas, deve-se proceder ao desligamento da rede, afastamento dos locais energizados, proteção das linhas, além do aterramento da estrutura e equipamentos que estão sendo utilizados. (NR-18.10.8).
- Cuidados especiais devem ser tomados quanto ao travamento das escoras nos dois sentidos, uma vez que as mesmas somente resistem a esforços de compressão ao seu eixo vertical.
- A Casa do Construtor não está apta a orientar sobre o número de escoras e seu posicionamento. Somente o engenheiro responsável pela obra, sabedor das cargas e sobrecargas do projeto, poderá fazê-lo.
IMPORTANTE
- Faça sempre uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adequados a cada tipo de equipamento.
CUIDADOS PARA TRANSPORTAR
- Nos veículos de transporte, é preciso fixar a escora metálica para evitar que se desloque, causando danos ao mesmo, ao veículo, a terceiros e ao próprio condutor.
- Pessoas e equipamentos não podem ser transportados no mesmo compartimento.
- Certifique-se de levar os complementos e acessórios necessários.
- O transporte deve ser realizado respeitando-se o limite de peso e dimensões do veículo, fixando os equipamentos, formando uma carga rígida e bem distribuída.