Aluguel de Aparador de Cerca Viva
O aparador de cerca viva é utilizado para aparar cercas vivas, "eras", sebes e arbustos, que tenham galhos com diâmetro menor que 1 (um) cm.
Esse equipamento é de uma linha hobby e deverá ser usado para pequenos serviços.
Aparador de cerca viva, confira o vídeo abaixo:
O aparador de cerca viva é utilizado para aparar cercas vivas, "eras", sebes e arbustos, que tenham galhos com diâmetro menor que 1 (um) cm.
Esse equipamento é de uma linha hobby e deverá ser usado para pequenos serviços.
Atenção:
a) As especificações técnicas de cada equipamento podem variar de acordo com os fabricantes. b) As imagens dos produtos/equipamentos são ilustrativas. c) Consulte uma loja CASA DO CONSTRUTOR em caso de dúvidas.
No local de trabalho:
- Verifique se o equipamento não sofreu alguma avaria durante o transporte.
- Todo e qualquer problema, inclusive de funcionamento, deverá ser comunicado no ato à CASADO CONSTRUTOR, que tomará as providências necessárias.
- Retire do local tudo que possa atrapalhar o serviço.
- Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas, especialmente crianças.
- Ligue o equipamento num circuito com proteção (disjuntor e tomada compatíveis).
- Nunca transporte o equipamento pelo cabo elétrico.
- Durante as paradas para descanso, troca de acessórios e até mesmo manutenção, desligue o equipamento sempre puxando pelo plug, nunca pelo fio.
- Conserve os equipamentos em boas condições, quando não estiver utilizando, mantenha-os em lugar seco, protegido das intempéries, longe das crianças e pessoas não familiarizadas com os equipamentos.
- Nunca use jato de água para limpar os equipamentos, limpe com uma esponja ou pano umedecido com detergente neutro.
- Cuide do equipamento, conservando as lâminas limpas e em perfeitas condições de uso, para que tenha um bom funcionamento e com maior segurança.
- Cuide para que a extensão não entre em contato com água.
Se o aparador lançar algum objeto estranho siga os passos: a) Desligue a máquina imediatamente. b) Retire a extensão elétrica da tomada. c) Em caso de dano ocorrido, encaminhe a máquina para a CASA DO CONSTRUTOR.
- Mantenha sempre um posicionamento apropriado dos pés e opere o podador/aparador somente quando estiverem posicionados em uma superfície fixa, segura e nivelada.
- Superfícies escorregadias ou instáveis, tais como escadas, podem causar a perda de equilíbrio ou do controle dos equipamentos.
- Quando cortar galhos que estejam sob tensão, fique em alerta quanto ao movimento de retorno rápido do galho. Quando a tensão nas fibras da madeira for liberada, o galho tensionado para o retorno rápido pode bater no operador e/ou nos equipamentos, ficando estes fora de controle.
- Carregue os equipamentos pelo punho frontal com os mesmos desligados e distantes de seu corpo.
- Quando transportar ou guardar o podador, coloque sempre a cobertura da barra guia/sabre.
- O próprio manuseio do podador reduzirá a probabilidade de contato acidental com o mesmo em movimento.
- Siga as instruções para lubrificação, tensão da corrente e troca de acessórios.
- A corrente incorretamente tensionada ou lubrificada pode quebrar ou aumentar as chances de recuo.
- Corte somente madeira. Não use os equipamentos para aplicações diferentes daquela para os quais foram concebidos. Por exemplo: não use o podador para cortar plástico, alvenaria ou materiais de construção que não sejam de madeira. O uso para operações diferentes daquelas para as quais foram projetados podem resultar em situações perigosas.
- Apertar o podador ao longo da parte superior da barra guia pode empurrar a barra guia rapidamente para trás em direção ao operador.
Potência | 500 w |
---|---|
Tensão | 127 v |
Comprimento das lâminas | 510 mm |
Peso | 3,2 kg |
Cuidados especiais:
- Verifique se a tensão no local é compatível com o equipamento.
- Faça o aterramento do equipamento. Equipamentos com dupla isolação, classe II com o símbolo na carcaça (quadrado duplo), são dispensados do pino terra (aterramento).
- A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador e terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá (NR- 18.22.1).
- Observar as recomendações das normas NR-18 e NR-12.
- Utilize somente extensões do tipo PP, sem emendas ou fios descascados.
- Desenrole toda a extensão antes de usa-lá.
- Para distâncias até 10m – fios 2,5mm²; até 20m – fios 4,0mm² e até 30m – fios 6,0mm². Acima de 30m, não recomendamos o uso de extensões. Neste caso, sugerimos como alternativa o uso do gerador.
- Não trabalhe sob chuva.
- Não utilize equipamentos elétricos em locais úmidos ou na presença de gases e líquidos inflamáveis.
- Nunca use o aparador sem a saia de proteção para as mãos.
- Utilize-os corretamente, não use estes equipamentos para nenhum outro trabalho que não as descritas nestas instruções e para as funções nelas especificadas.
- Cuide da sua extensão elétrica, conserve-a sempre afastada da área de corte e de obstáculos. Mantenha-a afastada do calor, óleo e de bordas afiadas.
- Não force o aparador, pois o equipamento fará o trabalho da melhor maneira possível e com mais segurança se for utilizado nas condições designadas.
- Não trabalhe em condições de riscos, sob e sobre galhos de árvores, locais com fortes desníveis, beiradas de barrancos.
Nota: Como medida de segurança, recomendamos a utilização de dispositivo de proteção à corrente diferencial-residual (DR) com a atuação inferior ou igual a 30MA (norma NBR-5410).
- Verifique se no local das podas não existem fios elétricos, arames e outros objetos que possam causar acidentes.
- Se utilizar escada, certifique-se que esteja firmemente posicionada.
- Mantenha-se alerta, fique atento com o que está acontecendo, não opere a máquina quando estiver cansado, distraído, sob influência de bebidas alcoólicas ou remédios.
Importante: Faça sempre uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adequados a cada tipo de equipamento.
- Não tente se estender além do ponto de conforto.
- Mantenha-se sempre em uma posição firme e equilibrada. Isto possibilitará mais controle da ferramenta elétrica em situações inesperadas.
- Use roupas apropriadas. Não use roupas largas ou jóias.
- Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peças rotativas.
Para transportar:
- Nos veículos de transporte, fixar o equipamento para evitar que se desloque causando danos ao equipamento, ao veículo, a terceiros e ao próprio condutor.
- Pessoas e equipamentos não podem ser transportados no mesmo compartimento.
- Certifique-se de levar os complementos e acessórios necessários.
- Em tempos chuvosos cuidar para que os componentes elétricos do equipamento não fiquem expostos.
- O transporte deve ser realizado respeitando-se o limite de peso e dimensões do veículo, fixando os equipamentos.
- Esvazie o tanque de combustível.